Estamos nas Redes Sociais!

UPME realizou mais de 1 milhão de esterilizações após reestruturação

Mais uma reforma realizada no Hospital de Clínicas com repasses da Megamania aos Amigos do HC.

COMPARTILHE:

A Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME) recebeu R$ 1,6 milhões para melhorias no setor. Antes da reforma, todos os procedimentos de higienização e desinfecção eram feitos manualmente, o que colocava em risco a saúde e a segurança dos funcionários e pacientes.

A nova forma de cadastramento por QR Code faz com que todos os materiais sejam facilmente localizados. — Foto: Assessoria Amigos do HC)

Após a reestruturação da UPME, todo processo foi automatizado, o que otimizou o trabalho das equipes. O número médio de esterilizações diárias chega a 3 mil, sendo 90 mil mensalmente. Somente em 2020, a unidade realizou cerca de 1 milhão de esterilizações. Com o valor investido foi possível adquirir o novo maquinário, com três termodesinfectoras, três autoclaves e quatro caixas de dois mil litros

Outro trabalho beneficiado com a reforma foi a conferência dos equipamentos, que antes era feita manualmente. Um sistema de rastreamento foi implantado para a conferência dos equipamentos por meio de QR Code, que faz com que os funcionários saibam exatamente onde cada material está. Dessa forma, podem ser feitas solicitações e abastecimentos de centro cirúrgico e outros setores do hospital.

 

Durante a pandemia da Covid-19, o setor foi imprescindível para que o número de contaminações fosse controlado, já que os materiais utilizados por pacientes com Covid-19 tinham horário de coleta exclusivo, o que evitou a dissipação do vírus.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se as estratégias de prevenção contra contaminações hospitalares forem seguidas, podem ser prevenidas 3 em cada 4 mortes.

 

A nova UPME do HC, implantada no fim de 2019, permite que os materiais sejam localizados com facilidade e disponibilizados rapidamente para uso, com a segurança necessária para evitar infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), além de ser uma das únicas do país com esta tecnologia empregada.

COMPARTILHE: